Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Relator deve apresentar proposta de mudanças no Código Florestal esta semana

Ir para baixo

Relator deve apresentar proposta de mudanças no Código Florestal esta semana Empty Relator deve apresentar proposta de mudanças no Código Florestal esta semana

Mensagem  D. K. 14.11.11 16:46

Do WWF Brasil, 14/11/11:
Na semana em que se comemora a Proclamação da República (15 nov), o Senado brasileiro retoma um dos projetos mais polêmicos discutidos no ano de 2011: a reforma do Código Florestal, a lei que protege os diversos ecossistemas.

O projeto está na Comissão de Meio Ambiente (CMA). O relatório do senador Jorge Viana (PT-AC) deverá ser lido na próxima quinta-feira (17). É provável que haja pedido de vista. Nesse caso, a votação deve ficar para a próxima semana.

Após a decisão da CMA, o projeto segue para exame do Plenário do Senado. Em seguida, será reenviado à Câmara, para que os deputados se manifestem sobre as modificações feitas pelos senadores.

Na semana passada, o secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente, Bráulio Ferreira Dias, participou de audiência pública no colegiado. Ele afirmou que o governo espera que seis aspectos do PL sejam melhorados: incentivos econômicos para manutenção de florestas, parâmetros para a recuperação de mata ciliar, regramento para suspensão de multas por desmatamento ilegal, critérios para compensação florestal, estímulos para recuperação de área degradada, e normas para evitar incêndios florestais.

Desmonte da Legislação

Na avaliação do WWF-Brasil, a situação é crítica, pois o texto que tramita no Senado não garante a proteção dos ecossistemas, incentiva o desmatamento e ainda anistia proprietários que fizeram desmatamento ilegal.

O texto em tramitação no Congresso Nacional prevê anistia a quem desmatou ilegalmente, estimulando novos desmatamentos. O projeto estabelece que os fazendeiros que têm até quatro módulos fiscais (área que pode chegar a 440 hectares na Amazônia) e desmataram, até 2008, mais do que a lei permite, ficam desobrigados de recuperar a vegetação nativa nas reservas legais.

A proposta de reforma do Código Florestal também coloca em risco as metas brasileiras de redução nas emissões de gases de efeito estufa. O Brasil assumiu o compromisso de diminuir a curva de crescimento de suas emissões de gases estufa entre 36,1% e 38,9% até 2020. O compromisso foi estabelecido na Lei 12.187/2009, que institui a Política Nacional sobre Mudança do Clima e foi também informado à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima.

“A proposta em tramitação no Congresso é uma verdadeira bomba de carbono”, avalia o coordenador do programa de mudanças climáticas do WWF-Brasil, Carlos Rittl. “Trata-se de uma enorme ameaça para a biodiversidade brasileira, para as florestas e para o clima do planeta”, diz o especialista.

Sociedade mobilizada

O WWF-Brasil tem procurado conscientizar os senadores com objetivo de aperfeiçoar a proposta em trâmite. A organização ambientalista defende que não haja redução da cobertura vegetal natural em reservas legais e áreas de proteção permanente, ou seja, ao longo dos rios e outros cursos d’água, em mangues, várzeas, áreas inclinadas e topos de morro. Também quer que sejam estabelecidos incentivos econômicos para proprietários que protegem as matas nativas. Para o WWF-Brasil, a anistia a desmatamentos ilegais é inconcebível e inaceitável e estimularia novas agressões à natureza.

A campanha Floresta Faz a Diferença, promovida pelo Comitê Brasil – coalizão de ONGs sociais e ambientais brasileiras, entre elas o WWF-Brasil – está incentivando artistas e cidadãos a assinarem petição contra as mudanças na lei. Esta semana foi lançada cartilha virtual para esclarecer a população sobre as armadilhas contidas no texto. O conjunto de assinaturas será entregue aos senadores antes da votação em plenário.
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos