Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ovelhas alteram registro do anéis das árvores (para saber como era o clima no passado)

2 participantes

Ir para baixo

Ovelhas alteram registro do anéis das árvores (para saber como era o clima no passado) Empty Ovelhas alteram registro do anéis das árvores (para saber como era o clima no passado)

Mensagem  otto 30.07.11 22:33

Surprised
A análise mais precisa é a do núcleo do gelo.

Citação:

"Ovelhas alteram registro do anéis das árvores

Pesquisadores da Noruega descobriram o tradicional método de analisar os anéis dos troncos da árvores para saber como era o clima no passado não é tão certeiro quanto parecia. Eles constataram que animais herbívoros, como as ovelhas, podem alterar estas marcações.

Em altas latitudes e altitudes, as árvores crescem mais rápido nos anos mais quentes, o que faz com que a largura dos anéis varie de acordo com a mudança das temperaturas. Elas servem como uma janela para o passado e tem sido usado com registro climático desde o início de 1900. No entanto, quando muitos animais se alimentam das folhas e brotos, as árvores crescem menos. “Menos folhas significa menos fotossíntese”, disse ao iG James Speed autor do estudo publicado no periódico científico Functional Ecology.

A equipe de pesquisadores analisou o tronco de 206 bétulas em uma região montanhosa da Noruega. Depois de nove verões foram medidas as larguras dos troncos e o tamanho dos anéis. O grupo comparou o resultado com a temperatura do local e a densidade populacional de ovelhas na região. De acordo com o estudo, a largura dos anéis é mais afetada pela quantidade de ovelhas que do que pelo clima. Os pesquisadores destacam que embora ocorra as alterações nos padrões dos anéis, é possível identificar que a temperatura continuasse relacionada com a largura dos anéis.

“É importante que estes estudos também estimem o número de herbívoros que vivia no passado por meio de registros fósseis de esporos de fungos que viviam no esterco dos herbívoros. Seria interessante comparar estes registros com o dos anéis das árvores”, disse.

Speed afirma que seu estudo não atenua os efeitos das mudanças climáticas. “O estudo diz apenas que podemos estimar melhor as temperaturas do passado a partir dos anéis de árvore. De qualquer forma, pode ser que as mudanças climáticas podem ter sido superestimadas ou subestimadas”, disse".

(Fonte: Maria Fernanda Ziegler/ Portal iG)
cyclops
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ovelhas alteram registro do anéis das árvores (para saber como era o clima no passado) Empty Re: Ovelhas alteram registro do anéis das árvores (para saber como era o clima no passado)

Mensagem  D. K. 06.08.11 8:44

Ah, essas ovelhas... Sempre se metendo em coisas que não devem...
Claro, brincadeirinha!

Smile
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos