Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Árvores mostram relação entre clima e grandes acontecimentos

Ir para baixo

Árvores mostram relação entre clima e grandes acontecimentos Empty Árvores mostram relação entre clima e grandes acontecimentos

Mensagem  otto 18.01.11 7:31


pessoal,

Olha a importância das árvores para o clima. Por isso devemos cada vez mais preservar as árvores e as florestas.

Citação:

"Árvores mostram relação entre clima e grandes acontecimentos
Os anéis de árvores antigas revelam a relação entre as mudanças climáticas e os grandes acontecimentos da humanidade, como migrações, pragas e surgimento ou queda de impérios, revela um estudo publicado nesta sexta-feira (14) na revista Science.
Temperaturas amenas e úmidas correspondem a tempos de prosperidade no Império Romano e na Idade Média, enquanto períodos de seca e frio coincidem com migrações em massa, afirma o estudo liderado por Ulf Buntgen, do Instituto Federal Suíço de Pesquisas Florestais, Neve e Paisagens (Swiss Federal Research Institute for Forest, Snow and Landscape).
Os pesquisadores analisaram mais de 7.200 fósseis de árvores dos últimos 2.500 anos, verificando as alterações nos anéis, que são um retrato do clima (úmido ou seco) no passado.
"O início e a queda de civilizações passadas estão ligados a mudanças ambientais, principalmente aos efeitos do acesso à água e à produção agrícola, à saúde humana e aos conflitos civis", destaca o estudo.
"Variações climáticas intensas (...) coincidem com o fim do Império Romano do Ocidente e com um intenso período migratório", destaca o estudo.
Os pesquisadores também basearam sua análise na intensidade do corte das árvores.
"Um maior volume de corte de madeira para construção está associado a maior colheita e à consolidação social-econômica do século VI ao IX", segundo o estudo".



Fonte: Yahoo!



Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=65277 ]
Data da exportação: 18/01/2011 - 12:17:47
scratch
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos