Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Descobertas interessantes nos dados do IBGE sobre cegueira

Ir para baixo

Descobertas interessantes nos dados do IBGE sobre cegueira Empty Descobertas interessantes nos dados do IBGE sobre cegueira

Mensagem  Nelson l.w 29.07.12 19:23

Aí pessoal esse é meu primeiro tópico então me desculpem por erros que possam encontrar...
Gostaria de trazer para um debate uma curiosidade que não sei se é do interesse de vocês . Analisando o último senso do IBGE 2010 cheguei a algumas conclusões que certamente detonarão muitos mitos e preconceitos.
Ex:Analisando os dados referentes a deficientes visuais que foram coletados pelo ibge achei calculando percentual de cegos, "percentual referente aqueles estados ou municípios em questão".Estados: 1° lugar: São Paulo 0,35%; 2°lugar: RJ 0,334%;4°RS 0,26%...
Analisando os municípios do RS a tendencia é que o percentual de cegos é diretamente proporcional ao tamanho da cidade.Claro que há exceções,mas a tendencia é evidente.
ex: POA 0,43%;Esteio 0,48%;Bagé 0,3%;Montenegro 0,28%....no interior em alguns municípios pequeninos abaixo de 10 000hab onde não há cegos ex: Chuí ; Mampituba; Alto Feliz; Harmonia; Poço das Antas...Para isto,devemos basear em mais de 50 municípios.
O que chama atenção é a alta porcentagem de cegos chegando a quase 2% em alguns municípios.Acho que a metodologia usada pelo IBGE de usar 50% de formulários diferenciados até 2500hab e 33% até 8000hab.não afeta estas conclusões. Baseado nisso poderíamos
concluir que a cegueira tem vários fatores mas sem o fator ambiente não haveria cegueira.Outro município que me chamou atenção pelo alto índice de cegos é um município conhecidos por ter centenas de carvoarias, lembro que monóxido de carbono e gás sulfídrico prejudicam a visão. Isto poderia ser importante no sentido para responsabilização do estado nas políticas de meio ambiente.
Quero aproveitar para pedir a todos empenho na luta pela diminuição de enxofre no diesel Brasileiro "veja a última nota da OMS sobre o Diesel", e o chumbo na gasolina...
Estou ansioso por seus comentários

Nelson l.w
Recém Colaborador
Recém Colaborador

Mensagens : 1
Data de inscrição : 29/07/2012

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos