Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Balão climático pode ser esperança contra aquecimento global

Ir para baixo

Balão climático pode ser esperança contra aquecimento global Empty Balão climático pode ser esperança contra aquecimento global

Mensagem  D. K. 18.09.11 9:11

Será?
Não é de hoje que cientistas tentam descobrir métodos para controlar os processos climáticos do planeta. A geoengenharia, ciência que busca intervir no clima e manipular parte de seus mecanismos, vai ganhar em breve um aliado tecnológico: um balão amarrado a 1 km de altura.

O lançamento de tal balão é parte de um projeto chamado “Injeção de Partículas na Estratosfera para Engenharia Climática” (SPICE, na sigla em inglês). A empreitada tem financiamento de 1,6 milhões de libras (o equivalente atual a 43 milhões de reais) e está programada para o mês que vem. Coordenada pela agência britânica Marshall Aerospace, em parceria com algumas universidades do país, a SPICE pretende o que diz o nome: alterar a natureza do clima lançando partículas na estratosfera.

O princípio básico do projeto, conforme explicam os cientistas, é imitar o que acontece após uma erupção vulcânica. Um fenômeno, ainda pouco conhecido, foi observado pela primeira vez há vinte anos, nas Filipinas: após a erupção do vulcão Pinatubo, o gás e as cinzas resultantes do processo se espalharam pelo ar e causaram uma diminuição de 0,5° Celsius na temperatura do planeta inteiro. Simulando um processo pós-erupção, com substâncias apropriadas, os pesquisadores esperam conseguir obter um efeito parecido, e controlá-lo através do balão.

Esse dispositivo, por enquanto, estará apenas em missão de reconhecimento. Em primeiro porque ele lançará, no ar, várias espécies de partícula. Os cientistas ainda precisam analisar mais a fundo o que cada substância é capaz de fazer, e qual a melhor forma de lançar as partículas. Além disso, essa altura de 1 km é meramente experimental: a ideia é que os balões de geoengenharia, no futuro, sejam colocados em alturas superiores a 20 km do nível do mar.

O balão, que tem 20 metros de diâmetro, será lançado em Norfolk, no leste da Inglaterra. O cabo que ligará o balão ao chão tem a função de bombear água de cima para baixo ao longo dos seus 800 metros de comprimento, a uma velocidade de 100 litros por hora. Com esse protótipo, os cientistas esperam projetar no futuro balões gigantes controlando o clima da ilha britânica.

Os pesquisadores já falam em algo entre 10 ou 20 balões, de maior capacidade, instalados pela Inglaterra e atuando a 20 quilômetros do chão, o que ainda é uma meta para longo prazo. Com eles, segundo os pesquisadores, seria possível lutar contra o aquecimento global, reduzindo a temperatura média da Terra em um ou dois graus Celsius.
Fonte: Hyperscience, citando fonte da BBC (em inglês), 15/9/2011.
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos