Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Está havendo um aumento na incidência de terremotos em todo o mundo?

Ir para baixo

Está havendo um aumento na incidência de terremotos em todo o mundo? Empty Está havendo um aumento na incidência de terremotos em todo o mundo?

Mensagem  D. K. 17.03.11 18:41

Apesar de que para os especialistas o número de terremotos não tem aumentado, um estudo publicado pelo Departamento de Geodésia – IG/UFRGS parece dizer exatamento o contrário. O fato é que nunca vimos tantos terremotos acima de 6 na escala Richter em tão pouco tempo.
(...)
Observa-se que com exceção da década de 50, todas as outras décadas do século XX tiveram maior número de grandes terremotos quando comparadas às atividades sísmicas no planeta de cem anos atrás.

Mesmo fazendo-se uso de outros critérios ou fontes, o aumento do número de terremotos em todo o mundo é um fato inquestionável. Uma pesquisadora americana, Sarah Davis, formulou as seguintes perguntas a um grupo de especialistas da área, através da Internet: “Está havendo um aumento na incidência de terremotos em todo o mundo no século XX? Caso existam registros antigos, esse aumento tem-se verificado ao longo dos últimos 200 anos?”

Quem respondeu à questão de Sarah foi o vulcanologista Steve Mattox, da Universidade de North Dakota. Ele disse que seria melhor fazer uma análise da incidência apenas dos maiores terremotos já ocorridos, a fim de reduzir a dependência de observadores e do instrumental de medição.

Segundo ele, na primeira metade do século XX houve 15 terremotos desse tipo [de intensidade extrema], e na segunda metade haviam ocorrido até então 20 desses terremotos. Já em todo o século XIX registraram-se apenas 7 terremotos extremos. O Dr. Steve conclui: “Baseando-se nessa rápida análise de uma única fonte de informação, parece que a frequência de terremotos está aumentando. A grande questão é o porquê disso”.

Recentemente os abalos sísmicos ou terremotos têm ocorrido com uma certa frequência no Brasil. Até pouco tempo acreditava-se que o Brasil era imune desse fenômeno devido o país estar localizado no centro da tectônica, no entanto já foi constatado que isso não é verdade, pois como as placas se formam consolidando ao decorrer de milhões de anos e uma camada sobreposta a outra em determinado lugares, elas não se acomodaram perfeitamente surgindo espaços propício a concentração de energia, além de disso ocorrem rupturas e acomodações das mesmas, denominadas de falhas geológicas, desse modo os fatos acontecidos como o de Minas Gerais, Ceará, São Paulo e mais recentemente em Caxias do Sul-RS evidenciam que temos que ter a consciência de que isso faz parte de nossa realidade e, é claro, que com menor incidência que uma área de risco como o Japão.

O dificulta é a falta de informação concreta, pois no Brasil o estudo nesse sentido ainda está caminhando e assim é praticamente impossível prever esse fenômeno.”
Fonte: Eco4u
Observação: No link aí em cima tem figuras que ilustram melhor a matéria (não consegui botar aqui, sorry...).

D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos