Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Educação ambiental

Ir para baixo

Educação ambiental Empty Educação ambiental

Mensagem  D. K. 21.04.11 11:37

Olhaí, um tema que sempre enfatizo: pra salvar o nosso mundinho azul, só a educação ambiental:

Educação ambiental em foco
O meio ambiente tornou-se um tema de extrema relevância nas últimas décadas, não só para a política como para a educação. No Estúdio CH desta semana, o biólogo Celso Sánchez, da Universidade Federal do Estado Rio de Janeiro (Unirio), trata da evolução da educação ambiental no país e sua relação com as atuais discussões sobre o ambiente.

Em entrevista a Fred Furtado, Sánchez explica que, quando a educação ambiental surgiu, na década de 1970, era considerada uma espécie de aula de ciências, na qual temas relacionados à ecologia eram inseridos no currículo escolar e nos livros didáticos.

Hoje, já se sabe que o assunto é muito mais amplo e tem que ser apresentado a toda a sociedade. Segundo o biólogo, a temática do meio ambiente não se refere só a plantas e animais e aos aspectos da natureza, mas também a questões sociais.

Sánchez conta que um grande avanço para a educação ambiental no Brasil foi a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (Lei 9.394/1996), que estipulou parâmetros curriculares para esse tema. Ele ressalta, no entanto, que atualmente várias políticas públicas estão engessando os currículos.

O biólogo comenta ainda como o meio ambiente se tornou parte da agenda política nacional e pauta de todos os telejornais. “Nossa sociedade precisa urgentemente de educação ambiental, pois só a população poderá se posicionar diante da temática do meio ambiente”, avalia.
Fonte: Ciência Hoje
Pra quem quiser ouvir/ver a entrevista completa, nesse link aí em cima tem outro!
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos