Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

novo código florestal em debate

2 participantes

Ir para baixo

novo código florestal em debate Empty novo código florestal em debate

Mensagem  otto 03.03.11 16:30

What a Face
pessoal,
O grande problema do novo código florestal é que diminui o espaço minimo de 30 metros para construção na áreas dos rios para 15 metros (nas matas ciliares), diminui também as áreas de proteção, anistia os infratores e favorece os interesses dos ruralistas. O código pode ser aproveitado, mas deve ser revisto e reformado, pois desse jeito como está é muito perigoso para o meio ambiente e beneficia muito os agricultores. Eles vão poder desmatar à vontade e construir mais perto dos rio e não cometerão infração alguma. Vejam o que aconteceu na região serrana do Rio de janeiro. O pior problema era as construçõs nas matas ciliares e a drenagem ineficiente dos rios. Se o novo código for aprovado desse jeito, outros desatres ambientais acontecerão lá novamente.

Citação:

"Marco Maia diz que grupo vai debater Código Florestal na Câmara
Pressionado por parlamentares ruralistas e ambientalistas na polêmica do Código Florestal, o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS) anunciou nesta quarta-feira (16) que criaria um grupo com representantes das duas bancadas para debater o assunto.
Maia havia prometido aos ruralistas, em troca de apoio na disputa para a presidência da Casa, que colocaria o relatório de Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que propõe a reforma do código em votação no plenário na segunda quinzena de março. O relatório de Rebelo, repudiado por ambientalistas, foi aprovado numa comissão especial da Câmara em julho do ano passado.
Em reunião na manhã desta quarta-feira com a Frente Parlamentar Ambientalista, ele afirmou que constituiria uma câmara de negociação para tratar o assunto, e que esta definiria o calendário de votação. As duas frentes (ruralista e ambientalista) indicariam os membros da câmara.
Os ambientalistas querem ganhar tempo para propor alterações no projeto de Rebelo - que, segundo eles, permite mais desmatamento nos biomas brasileiros e anistia desmatadores. O deputado federal Ivan Valente (Psol-SP) disse que votar a alteração no código agora é "antidemocrático", já que quase metade dos parlamentares desta legislatura é recém-eleita e não esteve envolvida nas discussões.
Já os ruralistas pressionam pela aprovação imediata. "Continuaremos no espírito da aprovação do relatório do Aldo. Nossa posição é acreditar que o presidente [Maia] vai pôr em votação", disse à Folha Marcos Montes (DEM-MG). "Não existe câmara de negociação, nós não participamos disso."
Montes reconhece, porém, que vai ser "muito difícil" votar o relatório de Rebelo sem alterações. O governo prepara um projeto alternativo de mudança no código, que faz concessões aos agricultores - especialmente à agricultura familiar - mas exclui anistia a desmatamentos.
Entenda - Peça-chave da legislação ambiental brasileira, o Código Florestal disciplina o uso do solo no país, mas é considerado ultrapassado tanto por ambientalistas quanto por produtores rurais.
Enquanto uns argumentam que o código, instituído em 1965, não protege adequadamente as florestas nem é preparado para questões ambientais contemporâneas, outros dizem que a legislação é proibitiva e prejudica a produção alimentícia.
A falta de consenso entre os polos diretamente envolvidos explica por que a reforma do Código Florestal se arrasta há 12 anos na Câmara e parece não ter prazo para terminar.
A reforma foi originalmente proposta em outubro de 1999 pelo ex-deputado federal Sérgio Carvalho (PSDBRO), morto em 2003.
O projeto, cozinhado em banho-maria durante dez anos, passou a tramitar em regime de prioridade no final de 2009, mas nem isso garantiu a aprovação em plenário"
.


(Fonte: Claudio Angelo/ Folha.com)

Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=66550 ]
Data da exportação: 03/03/2011 - 21:15:47
  No
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

novo código florestal em debate Empty Re: novo código florestal em debate

Mensagem  D. K. 03.03.11 19:05

Pois é, no Ano Internacional da Floresta, vamos aprovar o novo Código Florestal Brasileiro e acabar, definitivamente, com a Floresta Amazônica, com a Mata Atlântica, ...
Ai, ai, pra que servem os políticos???

Editado hoje (4/3): Lembrei-me de um dito do Nikita Kruschev (acho que se escreve assim mesmo): "Os políticos em qualquer parte são os mesmos. Eles prometem construir pontes, mesmo quando não há rios".
Nem preciso comentar...
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos