Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

6 políticas políticas publicas essenciais

2 participantes

Ir para baixo

6 políticas políticas publicas essenciais Empty 6 políticas políticas publicas essenciais

Mensagem  D. K. 22.12.10 18:49

Não tenho como citar a fonte (minha filha copiou, há alguns meses, para um trabalho, mas esqueceu-se de mencionar o site Mad ):

Pode não parecer, mas é possível viver uma vida ecologicamente correta vivendo nas grandes cidades. Tudo isso depende da vontade da população e de políticas públicas sólidas e bem pensadas. Um post do blog TreeHugger mostra bem isso. Foram listadas 6 ações que deveriam ser praticadas em todas as grandes cidades do mundo. Mesmo que isso não salvasse o mundo, com certeza melhoraria consideravelmente a nossa qualidade de vida.

1. Mais áreas livres para pedestres
É difícil achar uma pessoa que não goste de andar ao ar livre, sem carros, poluição e todas as outras coisas que atrapalham a nossa tranquilidade. Uma das políticas públicas de grande sucesso implantada nos EUA nos mostra isso. Já pensou na badaladíssima Times Square sem carros e aquela loucura toda? Pois então pode começar a pensar. A criação de zonas só para pedestres tem se mostrado cada vez mais comum em todos os cantos do país. Ótimo exemplo ao mundo!

2. Criação de zonas sem carro.
Muitos países têm restringido o acesso de carros a certos locais. Lembra o exemplo de Vauban, na Alemanha? Pois é, essa política tem rendido bons resultados, tanto na diminuição da poluição quanto na qualidade de vida dos habitantes. Muitos países têm dificultado o acesso de automóveis para incentivar o uso de transportes públicos. Esperamos que isso seja uma realidade aqui no Brasil em pouco tempo.

3. Mais linhas de metrô e opções de transporte.
Essa é uma medida básica. Se a sua cidade tem um transporte público eficiente, já é meio caminho andado para melhorar a qualidade de vida dos habitantes e estimular a população a deixar o carro em casa. Infelizmente são poucos os bons exemplos que temos no Brasil. Talvez com os investimentos que a Copa do Mundo de 2014 vai trazer essa realidade mude de forma benéfica. Nos resta esperar e torcer para serem também ecologicamente corretos.

4. Incentivo ao uso de energia solar.
Existem muitas maneiras de obter energia verde em sua casa, mas o incentivo ao uso de painéis solares é indispensável hoje em dia. O Brasil é potencialmente um grande candidato a ter o maior parque solar do mundo. Em diversos países já é comum vermos painéis solares em todos os lados: nas casas, prédios, fazendas e até nos carros e baterias pessoais. Falta incentivo ao uso desse tipo de energia aqui no Brasil, bem como indústrias dispostas a comercializar de modo claro a forma de obtenção dessa energia.

5. Mercados locais de produtos agrícolas
Nesse quesito até que o Brasil não vai tão mal. Talvez sejamos o país que mais tem o costume de fazer feiras locais de produtos agrícolas. Ainda falta um pouco de infraestrutura para os comerciantes e consumidores, mas pelo menos estamos acostumados a consumir produtos naturais - mesmo que com agrotóxicos! - de comerciantes que não precisam se deslocar tanto para chegar ao consumidor final. Essa pequena distância faz com que as emissões de carbono sejam menores do que em países acostumados a comer produtos industrializados.

6. Jardins e Espaços Verdes
Nesse quesito também não estamos tão mal. Espaços verdes dentro das grandes cidades são quase uma obrigação nas cidades brasileiras, apesar de ter diminuído bastante a incidência dessas áreas. Nas grandes capitais ainda é possível se deparar com grandes jardins e áreas de convivência cercadas pela natureza, mesmo que ainda se ouça a buzina dos carros e se sinta um pouco do cheiro do monóxido de carbono. É costume nosso também ter as ruas arborizadas e uma grande quantidade de flores por todos os lados. Pode melhorar, mas ainda é possível ver isso com certa frequência.

Em quais desses quesitos você acha que a sua cidade precisa evoluir? Em qual ela pode ser citada como exemplo?

Começo:
1 - Aqui, um balneário, as coisas são mais simples (afinal, a área territorial do Município é muito pequena - km, onde vivem cerca de 16 mil pessoas), e não há tanta afluência de veículos. Mas quando chega a temporada de verão e o Carnaval... De repente, são quase 500 mil pessoas, circulando com seus carros! É nessa época que me lembro do tempo em que morei em Sampa e no Rio (desculpem-me os paulistanos e cariocas, mas foi uma experiência estressante...).
2 - Como dito aí no item 1, não há problemas; entretanto, na temporada as coisas se complicam, e no Carnaval a avenida litorânea tem que ser fechada das 17 horas da sexta-feira até as 5 horas da quarta-feira de Cinzas.
3 - Não temos metrô (e nem precisamos, claro!). Mas usa-se aqui muito um veículo ecologicamente correto: a bicicleta.
4 - Paradoxo: temos sol até em excesso (tá um calor de matar agora), com poucos dias de chuva - mas ninguém aqui usa, ou é incentivado a usar, a energia solar... Podem dar-me um puxão de orelha, mas é que dizem que isso aí é muito caro - será?
5 - Muito bom aqui (embora somente na temporada a gente tenha acesso a frutas, verduras e legumes encontradas facilmente nos grandes centros), e com a vantagem de termos peixe em abundância (além dos chamados "frutos do mar" - ainda não sei o por quê desse nome...).
6 - Outro paradoxo: na área urbana (que é a maior), temos apenas... 2 praças!!! Verde, só nos quintais de quem tem casa, ou nas varandas dos apês - claro, tem mata residual em um ou outro ponto, mas acho isso pouco. Na área considerada rural (bem pequena), sim, encontramos muito verde, mas nada de parques ou praças.
Pensando bem, se cada item valesse um ponto, aqui valeria uns 4 pontos (muito bom, não acham?), menos no verão (aí, cai para uns 2 pontos...).
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

6 políticas políticas publicas essenciais Empty Re: 6 políticas políticas publicas essenciais

Mensagem  otto 23.12.10 5:15

Very Happy
Muito bom D.K. ! Eu só acrescentaria um maior incentivo as energias limpas como a energia eólica. Veja em http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/energia/conteudo_448632.shtml
abraços.
Idea
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos