Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

2 participantes

Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  otto 08.12.10 7:42

Very Happy
Essa Marina é demais, não é à toa que foi muito votada para o cargo de Presidente do Brasil.Se esse código for aprovado, vai ser dado à licença para o desmatamento desenfreado e às áreas de proteção permanente ficarão sem proteção. Como qurem mudar um Código Florestal super eficiente e moderno, por um Código que já nasce cheio de falhas e sendo imposto pela bancada ruralista?

Citação:

A movimentação da Câmara dos Deputados, nesta terça-feira (7), para levar a votação o projeto de reforma no Código Florestal mobilizou os brasileiros em Cancún.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, foi surpreendida nesta terça-feira em Cancún pela movimentação do Congresso e acionou o Planalto para adiá-la.

Também em Cancún, a senadora e ex-candidata à Presidência Marina Silva (PV-AC) ligou para o ministro Alexandre Padilha (Relações Institucionais), que teria se comprometido a obstruir a votação.

A aprovação do polêmico relatório do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) no plenário da Câmara causaria contrangimentos ao Brasil na conferência do clima dias depois de o país ter anunciado a menor taxa de desmatamento da história.

“Acho inadequado. A proposta ainda não está madura [para votação]“, disse a ministra, afirmando que a movimentação no Congresso é “de uma insensibilidade ímpar”.

ONGs em Cancún prometeram nomear o Brasil como “Fóssil do Dia” caso o relatório seja votado. O prêmio de gozação é dado ao país que mais fez para atrapalhar o progresso das negociações. Até hoje, o Brasil só ganhou o Fóssil uma vez.

Constrangimento global – Marina afirmou que o Brasil deveria ter feito em Cancún “anúncios que o país tem condições de fazer aqui”, como a assinatura do decreto de regulamentação da Política Nacional de Mudança Climática e um número para o total de emissões do país em 2020 – chegar ao final do período emitindo 1,8 bilhão de toneladas de gás carbônico equivalente em vez dos 2,7 bilhões de toneladas que emitiria caso nada fosse feito.

“O Brasil tinha de continuar proativo aqui”, afirmou a senadora. “Isso criaria um constrangimento muito forte para os demais países.”


(Fonte: Folha.com)

http://noticias.ambientebrasil.com.br/clipping/2010/12/08/63750-em-cancun-ministra-e-marina-silva-tentam-barrar-novo-codigo-florestal.html

cheers
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Re: Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  D. K. 08.12.10 10:17

É, mas a bancada ruralista vai estar maior em 2011...
Não sei porque, mas acho que já vi esse filme antes...

clown
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Re: Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  otto 08.12.10 16:40

D. K. escreveu:É, mas a bancada ruralista vai estar maior em 2011...
Não sei porque, mas acho que já vi esse filme antes...

clown

Idea
Mas é importante ela se fortalecer politicamente se não ela não vai conseguir nada e a bancada ruralista vai impor esse novo Código florestal que interessa mais a bancada ruralista e na verdade protege menos as nossas florestas e deixa as áreas de proteção permanente desprotegidas.
No
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Re: Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  D. K. 08.12.10 17:09

Olha só, nada contra a Marina (antes que alguém me esculhambe: votei nela, conscientemente, porque acreditei - e continuo acreditando - na Onda Verde), nada contra a bancada ruralista (afinal, estão representando parcela considerável da população), mas tenho minhas dúvidas quanto ao projeto do Código Florestal: acho que ele vai ser aprovado, do jeito que está (apesar das inúmeras petições e mails enviados pelos ambientalistas ao Congresso - mas, ah, quem quer saber de meio ambiente?).
É verdade que o atual Código estava precisando de uma renovação (foi aprovado há mais de 40 anos, se não me falha a memória, e muita coisa aconteceu depois disso), mas acontece que as "forças ocultas" forçaram a modificação no projeto original (me corrija aí, Otto), beneficiando advinha quem? E quem tem mais dindim, "eles" ou os ambientalistas?
Sabem de uma coisa? Vi no Fantástico domingo passado que estão recrutando gente pra uma viagem à Marte, pra colonizar o Planeta Vermelho - vou me candidatar!
Twisted Evil
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Re: Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  otto 08.12.10 17:21

D. K. escreveu:Olha só, nada contra a Marina (antes que alguém me esculhambe: votei nela, conscientemente, porque acreditei - e continuo acreditando - na Onda Verde), nada contra a bancada ruralista (afinal, estão representando parcela considerável da população), mas tenho minhas dúvidas quanto ao projeto do Código Florestal: acho que ele vai ser aprovado, do jeito que está (apesar das inúmeras petições e mails enviados pelos ambientalistas ao Congresso - mas, ah, quem quer saber de meio ambiente?).
É verdade que o atual Código estava precisando de uma renovação (foi aprovado há mais de 40 anos, se não me falha a memória, e muita coisa aconteceu depois disso), mas acontece que as "forças ocultas" forçaram a modificação no projeto original (me corrija aí, Otto), beneficiando advinha quem? E quem tem mais dindim, "eles" ou os ambientalistas?
Sabem de uma coisa? Vi no Fantástico domingo passado que estão recrutando gente pra uma viagem à Marte, pra colonizar o Planeta Vermelho - vou me candidatar!
Twisted Evil

Idea
amigo D.K.,
Sabemos que a o Código Florestal data de 1965 (Lei 4.771/1965), no entanto, o Código Florestal brasileiro apesar de ser quarentão é ainda considerado um código moderno e eficiente. A mesma coisa em relação à Lei nº 6938/81 que é considerada como se fosse um verdadeiro código ambiental e foi totalmente recepcionada pela Carta magna de 1988.Veja o manifesto em defesa do código florestal brasileiro em http://www.institutoaf.org.br/2009/11/manifesto-em-defesa-do-codigo-florestal/

Citação:

“Lutar pelo verde, tendo a certeza de que
sem o homem e mulher o verde não tem cor”
Paulo Freire

O Código Florestal Brasileiro é um patrimônio da sociedade brasileira e uma referência internacional no que se refere à legislação sobre o meio ambiente e a utilização dos seus recursos. Apresenta-se de forma diferenciada às diversas formas de agricultura do país, permitindo maior flexibilidade para o desenvolvimento da agricultura familiar e camponesa, haja vista a importância desta para a produção de alimentos.

Após a criação do Código Florestal de 1965, foram incorporadas complementações por meio de medidas provisórias e reformas pontuais destacando-se as alterações de 89, quando o Brasil se preparava para a ECO 92.

Porém, mesmo com toda riqueza técnica e política sua aplicação não foi, de fato, efetiva. O governo, durante a ditadura, estava praticando uma política de incentivo ao desmatamento através de projetos de colonização, utilizando-se do lema “homens sem terra para terras sem homens”. Posteriormente, as novas diretrizes governamentais passaram a aplicar o código de forma punitiva sem proporcionar condições reais de adequação e regularização das propriedades.

Assim, com o passar dos anos, criou-se uma “mistificação” de que o Código Florestal é rígido e se apresenta como um empecilho ao desenvolvimento da agricultura no Brasil. No entanto, fica claro que o que falta não é uma legislação “de qualidade” e sim programas de governo que venham para auxiliar a agropecuária na adequação ao código.

Diante disso, as instituições e pessoas presentes ao Ato Público realizado na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, em 12/11/09, compreendendo a importância do atual Código como instrumento de política pública voltada à conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do povo brasileiro, manifestam-se contrárias a qualquer projeto que venha substituí-lo ou modificá-lo sem a prévia aplicação efetiva de programas voltados a sua implantação e o amplo debate junto à sociedade brasileira.

Avaliamos que o PL 6424 é um retrocesso do atual Código em favor de interesses econômicos que defendem o avanço indiscriminado do agronegócio, na contramão da liderança que o Brasil deve assumir frente às questões socioambientais planetárias.

Dessa forma nos manifestamos em Defesa do Código Florestal Brasileiro e chamamos toda a comunidade a debater acerca do mesmo.

Se VOCÊ ou SUA INSTITUIÇÃO concorda com este Manifesto, deixe sua assinatura de apoio e ajude-nos também a divulgá-lo. Quanto a DIVULGAÇÃO, estamos disponibilizando este Manifesto para impressão, FRENTE e VERSO. Donwload aqui!!!

Para aqueles que quiserem deixar um COMENTÁRIO, acessem o nosso Fórum de Discussão: www.institutoaf.org.br/forum/

Este Manifesto será encaminhado para o Presidente da República, a Casa Civil, os Ministérios do Meio Ambiente, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, Senadores e Deputados!"

affraid
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Re: Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  D. K. 08.12.10 18:23

Sim, Otto, acho que assinei o manifesto também (on line) - aliás, assinei muitos, de outras ONGs, e mandei os links respectivos pros meus amigos assinarem.
O que quis dizer é que parece que nada adiantou esses movimentos: o PL deverá ser votado (salvo engano) somente no ano que vem, e lá a bancada verde terá decrescido e a bancada ruralista terá crescido. Ou seja, será que vamos ter que assinar mais quantos manifestos?
Desculpe-me o pessimismo, mas o pessoal do terno de Brasília não tá nem aí... O que é uma lástima! Como dizem lá nas Minas, arre égua!
Mad
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Re: Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  otto 08.12.10 19:24

D. K. escreveu:Sim, Otto, acho que assinei o manifesto também (on line) - aliás, assinei muitos, de outras ONGs, e mandei os links respectivos pros meus amigos assinarem.
O que quis dizer é que parece que nada adiantou esses movimentos: o PL deverá ser votado (salvo engano) somente no ano que vem, e lá a bancada verde terá decrescido e a bancada ruralista terá crescido. Ou seja, será que vamos ter que assinar mais quantos manifestos?
Desculpe-me o pessimismo, mas o pessoal do terno de Brasília não tá nem aí... O que é uma lástima! Como dizem lá nas Minas, arre égua!
Mad

Sad
Infelizmente, é a mais pura verdade.
No
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal Empty Re: Em Cancún, ministra e Marina Silva tentam barrar novo Código Florestal

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos