Avon financia testes em animais na China

Ir em baixo

Avon financia testes em animais na China

Mensagem  D. K. em 14.11.11 16:41

Vivendo e aprendendo... Com 5.7 nas costas, juro que nem sabia que isso existia - conclusão: vou pesquisar mais, quando for adquirir cosméticos e perfumes! Observem que não sou vegan, mas acho que devemos também respeitar os chamados "direitos dos animais" - afinal, eles são nossos companheiros nesta nossa nave Terra.
O texto é meio grandinho, mas vale a pena - leia tudo no blog
Consciencie.blob.br
Há algumas semanas a PETA removeu da lista de empresas cruelty-free a Avon, que até então era muito conhecida e respeitada pelo mundo por sua política de não testar seus produtos em animais não humanos e pelo encorajamento de métodos alternativos de testes de segurança de cosméticos. E incluiu a companhia entre as empresas que fazem testes em animais.

Isso deixou muitos consumidores veganos dos produtos da empresa atordoados sobre o por quê desse retrocesso. E uma leitora me avisou dessa mudança. Tratei então de investigar por que isso aconteceu. Enviei e-mail primeiro à PETA, e assim me responderam (tradução livre):

Caro Robson,

Obrigado por nos contatar sobre a Avon. A Avon estava incluída na lista cruelty-free da PETA por mais de duas décadas, daí ficamos atordoados ao saber que ela está pagando por testes em animais na China. Isso significa que a Avon não se qualifica mais para ser listada como cruelty-free, e nós a movemos da nossa lista de empresas que baniram permanentemente todos os testes em animais para nossa lista de companhias que testam sim em animais.

Pelos testes em animais serem requeridos pelo governo chinês antes de muitos produtos cosméticos poderem ser comercializados na China, algumas companhias escolhem não vender seus produtos lá. Nós convocamos você para apoiar essas empresas e continuar comprando produtos das mais de mil empresas de nossa lista de cruelty-free, que pode ser encontrada em http://www.PETA.org/living/beauty-and-personal-care/companies/default.aspx. Por favor, faça a Avon saber por que você não comprará mais seus produtos.

[...]

Sabendo desse infeliz fato, enviei e-mail à Avon cobrando explicações e dizendo que não compraria mais produtos da empresa enquanto não parasse de pagar testes em animais na China. A companhia assim respondeu (tradução livre):

Obrigado por compartilhar seus pensamentos.

Obrigado por nos contatar.

O comprometimento da Avon em não testar em animais é o mesmo que tem sido por mais de vinte anos. Nada mudou, e nós continuamos a estar em comunicação com a PETA sobre o assunto. Nós sempre temos deixado bem claro que a Avon não conduz testes em animais “exceto quando exigido pela lei”. A Avon faz negócios em mais de cem países, e uma pequena porção desses países tem leis que requerem testes em animais. A Avon é apenas uma de uma longa lista de empresas de beleza globais que encaram a mesma questão. As únicas companhias que não vivem isso são aquelas que comercializam seus produtos em um número limitado de países. No entanto, em todo caso, antes de cumprir a lei, a Avon faz um esforço de boa-fé para persuadir a autoridade exigente a aceitar dados de testes não animais.

[...]

Para colocar isso em perspectiva, a Avon oferece aproximadamente 9 mil produtos em mais de 100 países, e em 2011 menos de 0,3% desses milhares de produtos da Avon foram testados em animais tal como exigido pela lei (isto são três décimos de um porcento – 9000 x 0,003). Nossa meta é levar esse número a zero. É importante notar que a Avon independentemente substancia a segurnaça de seus produtos sem qualquer teste em animais e todo o programa global de segurança de produtos é calcado na oposição a testes desnecessários em animais e no respeito ao bem-estar animal. Em 1989 a Avon foi a primeira grande empresa de cosméticos no mundo a estabelecer uma política de não testar em animais. A única razão que uma pequena porção de produtos são testadas em animais é porque alguns governos ainda preciam aceitar o uso de abordagens alternativas cientificamente válidas para asseguramento de segurança.

[...]

O que quer dizer que a Avon faz testes em animais não apenas na China, mas também numa quantidade indeterminada, dita pequena, de outros países.

Um detalhe importante a se observar é que, se houver um boicote vegano à Avon por ela pagar testes em animais nos países que obrigam tais testes e esse boicote for abertamente anunciado e persistentemente renovado pelas ONGs de defesa dos Direitos Animais, a Avon e outras empresas multinacionais de cosméticos e outros produtos vão pressionar os governos/regimes desses países de legislação especista a mudarem suas leis. Se não se deixam mudar com o apelo do povo, terão que mudar com a coerção das grandes empresas. Isso acreditando-se que essas corporações realmente irão se comprometer em pressionar governos/regimes para abolir a obrigatoriedade dos testes em animais.

Portanto, fica o aviso: a Avon ainda paga pela realização de testes em animais em países como a China. Cabe aos veganos decidir boicotá-la desde já ou lançar um debate sobre a questão, se realmente vale a pena ou não fazer esse boicote.
[...]
Ah, sim: PETA é a sigla da ong "People for the Ethical Treatment of Animals" ("Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais"), que tem mais de 2 milhões de seguidores no mundo. Obrigado, Wikipedia.

_________________
Seja íntegro: não faça as coisas pela metade. Não preserve apenas o meio ambiente, preserve todo ele!
Seja livre: use Linux Mageia! Veja mais em Mageia Brasil
avatar
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 64
Localização : Espírito Santo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum