Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Movimentos sociais protestam contra adiamento de decisão sobre Belo Monte

Ir para baixo

Movimentos sociais protestam contra adiamento de decisão sobre Belo Monte Empty Movimentos sociais protestam contra adiamento de decisão sobre Belo Monte

Mensagem  otto 23.10.11 10:39

affraid
Ao meu ver o Brasil não precisa de grandes hidroelétricas como Belo Monte que podem causar impactos ambientais imensuráveis ao ecosistema e sim de pequenas hidroelétricas que não causam impactos ambientais do tamanho esperado que Belo monte poderá causar (ou já está causando).O Belo Monte é um projeto antigo e que tomou vida novamente no Governo atual.Por que não deixou esse "elefante branco" adormecido?

Citação:

"Movimentos sociais protestam contra adiamento de decisão sobre Belo Monte

Entidades contrárias à construção da Usina Hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu (PA), protestaram na segunda-feira (17) contra o adiamento da decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) sobre uma ação que questiona a construção da barragem sem a consulta aos povos indígenas da região. O julgamento do TRF-1 foi interrompido por um pedido de vista do desembargador Fagundes de Deus.

A ação civil pública em julgamento foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF) e questiona o decreto legislativo que autorizou a construção da usina sem a realização de consulta prévia aos povos indígenas da região do Xingu. O direito à consulta prévia é garantido pela Constituição Federal e também está previsto na Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificada pelo Brasil em 2003.

Antes do pedido de vista que interrompeu o julgamento, a relatora do processo, desembargadora Selene Almeida, acolheu os argumentos do MPF e considerou inválido o decreto legislativo que autorizou a usina sem a realização das oitivas indígenas.

Entidades ligadas ao Movimento Xingu Vivo para Sempre temem que o pedido de vista possa adiar o julgamento indefinidamente, prejudicando as comunidades tradicionais da região. “De nada adiantou o bom senso e a lucidez da desembargadora, que por mais de uma hora explicitou os impactos de Belo Monte sobre as populações do Xingu. O desembargador Fagundes de Deus pediu vistas do processo, o que pode adiar o julgamento indefinidamente”.

Em nota, os movimentos sociais argumentam que o início das obras preparatórias da usina e a expectativa de geração de empregos com a construção já têm causado problemas sociais nas áreas urbanas e nas comunidades indígenas na área de influência do empreendimento.

“A cada dia que passa, Belo Monte vai se espalhando feito bicho peçonhento. Crescem a violência nas áreas urbanas, as doenças entre populações indígenas e o desmatamento em toda a região. Belo Monte está fazendo de Altamira um caos tão insuportável, que as próprias autoridades municipais e lideranças empresariais, até então apoiadoras da obra, agora pedem a revisão de seu licenciamento”, diz o texto.

O julgamento deverá ser retomado em até 15 dias".


(Fonte: Luana Lourenço/ Agência Brasil).
Idea
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos