Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vulcão Katla é pior que Eyjafjallajokull

Ir para baixo

Vulcão Katla é pior que Eyjafjallajokull Empty Vulcão Katla é pior que Eyjafjallajokull

Mensagem  D. K. 18.10.11 19:48

Esse nome aí, credo, é difícil de pronunciar, mas a notícia traz um certo temor/tremor:
A atividade sísmica tem aumentado consideravelmente ao pé do maior vulcão islandês, Katla: Nos últimos dias foram registrados vários pequenos terremotos.

“É um dos vulcões mais perigosos, por isso estamos vigiando de perto. Terremotos ocorrem regularmente perto do Katla, mas é bastante incomum que uma série de pequenos terremotos ocorrerem quase todos os 10 minutos”, - observa Pall Einarsson, o perito da Universidade da Islândia.

A última grande erupção do Katla, que tem nome de troll maléfico, tinha acontecido em 1918 e tapou o sol por um mês para a maioria dos europeus, misturando o dia e a noite. Então a lava derreteu geleiras que cobría Katla, inundando terras nas proximidades. Correntes de água eram grandes como o rio Amazonas.

A ligação entre as erupções do Eyjafjallajökull e Katla causa a preocupação especial dos sismólogos. A distância entre eles é 20 quilômetros. Já muitos vezes aconteceu que um deles entrava em atividade depois de outro.
Fonte: A Voz da Rússia, 18/10/2011.

Da Wikipédia:
Katla é um dos maiores vulcões da Islândia, que habitualmente entra em erupção em intervalos de 50 anos a 80 anos, sendo que a sua última erupção ocorreu no ano de 1918. Localiza-se no sul da Islândia.
O Katla fica a norte de Vík í Mýrdal e a leste do menor glaciar do Eyjafjallajökull. O seu cume atinge os 1512 m de altitude e está parcialmente coberto pelo glaciar Mýrdalsjökull. O desfiladeiro Eldgjá faz parte do mesmo sistema. A caldeira vulcânica tem 9 km de diâmetro e está coberta com 200–700 m de gelo.
Houve 16 erupções documentadas entre os anos de 930 e 1918 em intervalos variando entre 40 e 80 anos, sendo a última significativa em 1918. Houve depois disso pequenas erupções que não quebraram a cobertura de gelo em 1955 e em 1999.
As erupções catastróficas tiveram um Índice de Explosividade Vulcânica (VEI) entre 4 e 6 (numa escala de 0 a Cool. Em comparação, o Eyjafjallajökull teve em 2010 uma erupção classificada como VEI4. Uma erupção VEI6 é comparável à do Pinatubo (Filipinas) em 1991.
Em outubro de 2011 cientistas islandeses declararam o Katla como estando em "ponto de ebulição", prevendo-se o aumento da atividade sísmica e vulcânica.
Os trolls são criaturas antropomórficas do folclore escandinavo. Poderiam ser tanto como gigantes horrendos – como ogros – ou como pequenas criaturas semelhantes a goblins. Viviam em cavernas ou grutas subterrâneas.
Na literatura nórdica, apareceram com várias formas, e uma das mais famosas teria orelhas e nariz enormes. Nesses contos também lhes foram atribuídas várias características, como a transformação dessas criaturas em pedra, quando expostas à luz solar.
Shocked
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos