Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Consumidor paulistano compra produtos relacionados à devastação da Amazônia

2 participantes

Ir para baixo

Consumidor paulistano compra produtos relacionados à devastação da Amazônia Empty Consumidor paulistano compra produtos relacionados à devastação da Amazônia

Mensagem  otto 24.02.11 18:38

affraid
Pessoal,
Foi publicado ontem esa notícia no Ambiente Brasil. Que infelizmente muito nos entristece, pois estamos destrundo a nossa Floresta Amazônia.
Citação:

"Consumidor paulistano compra produtos relacionados à devastação da Amazônia, aponta estudo. As grandes empresas que atuam no mercado da capital paulista continuam ligadas a crimes ambientais e sociais na Amazônia, mostra a pesquisa Conexões Sustentáveis. No entanto, o estudo anunciado nesta quarta-feira (23) pelo Fórum Amazônia Sustentável e do Movimento Nossa São Paulo mostrou redução dessa relação.
“Um fato importante foi o lançamento dos pactos setoriais da pecuária bovina, da soja e da madeira. Eles representam um importante esforço de empresas que não querem ver seus nomes ou seus produtos associados à devastação”, destaca o estudo.
A pesquisa analisou as cadeias produtivas da soja, carne e madeira – e rastreou os impactos na devastação da Amazônia até os varejistas que vendem esses produtos para o consumidor final. “São Paulo continua como a mais importante financiadora da devastação da floresta amazônica”, diz o estudo.
Na produção de soja, a pesquisa constatou que quatro grandes companhias, sendo três multinacionais, tiveram como fornecedor uma empresa que possuí áreas embargadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Mato Grosso. O grupo citado também é dono de uma propriedade instalada irregularmente na Terra Indígena Maraiwatsede. Segundo o relatório, as empresas agrícolas acumulam R$ 58 milhões em multas por crimes ambientais.
Em relação a carne, cinco frigoríficos foram identificados como compradores de animais de um pecuarista que teve áreas embargadas pelo Ibama. Por conta do desmatamento irregular, o produtor foi multado em R$ 14 milhões.
Os produtos finais fabricados com a soja e carne provenientes de fazendas infratoras são, segundo a pesquisa, revendidos por supermercados da capital paulista.
Na cadeia da madeira, o estudo mostra que o fornecedor de móveis para uma grande empresa de produtos populares comprou madeira de um produtor que figura no cadastro de áreas embargadas do Ibama. Além disso, o madeireiro mato-grossense também já constou na “lista suja” do trabalho escravo, publicada pelo Ministério do Trabalho e Emprego. (Fonte: Daniel Mello/ Agência Brasil)"
.


Esta página foi exportada de Ambientebrasil - Notícias [ http://noticias.ambientebrasil.com.br/?p=66823 ]
Data da exportação: 24/02/2011 - 22:47:21



Sad
otto
otto
Administrador do forum
Administrador do forum

Mensagens : 425
Data de inscrição : 13/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Consumidor paulistano compra produtos relacionados à devastação da Amazônia Empty Re: Consumidor paulistano compra produtos relacionados à devastação da Amazônia

Mensagem  Padula 08.03.11 19:25

Com essa matéria fica dificil em saber como consumidor se tudo que consumimos é legal...eu acho que o interessante ao meu ver se as autoridades tenham
mais rigor e atuem fortemente nessa irregularidades, tudo isso muito triste, e que consumidores como eu não sabemos como combater se não sabemos a procedencia de tudo isso...triste, muito triste...


valeu otto pela informação...
Padula
Padula
Moderador
Moderador

Mensagens : 261
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 51
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos