Fórum do Meio Ambiente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alerta em Abrolhos!

Ir para baixo

Alerta em Abrolhos! Empty Alerta em Abrolhos!

Mensagem  D. K. 03.01.11 18:35

ANP obtém na Justiça direito de licitar blocos perto de Abrolhos
Petrobrás, Parenco, Queiroz Galvão, Shell e indiana ONGC atuam na área com 16 blocos exploratórios nas bacias do Jequitinhonha e do Espírito Santo.

O governo poderá voltar a licitar blocos de petróleo em um raio de 50 quilômetros do Parque Nacional Marinho de Abrolhos e adjacências, no sul da Bahia, após obter vitória contra decisão da Justiça Federal de Eunápolis (BA), que proibia qualquer atividade petrolífera na área.

Com a decisão do Tribunal Federal da Primeira Região, as empresas que atuam na área também poderão prosseguir com suas atividades.

Ao todo existem 16 blocos exploratórios nas bacias do Jequitinhonha e do Espírito Santo, total ou parcialmente inseridos no raio de 50 quilômetros de Abrolhos, arrematados nas rodadas de licitações 3, 4, 5, 6, 7 e 9.
Além da Petrobrás, que possui 11 blocos, atuam na área a Parenco, com 2 blocos, e a Queiroz Galvâo, a Shell e a indiana ONGC, segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

A ANP ressaltou que no caso de novas licitações, a concessão ainda estará sujeita ao requerimento de licença ambiental ao Ibama.

O Parque de Abrolhos tem a maior biodiversidade do Atlântico Sul, com ambientes marinhos diversos, incluindo recifes de coral, fundos de algas, manguezais, praias e restingas. O local é também usado pelas baleias Jubarte de julho a novembro para reprodução e cria dos filhotes.

Na sentença de liberação, o desembargador Olindo Menezes afirmou que a decisão de suspender a atividade no local, tomada no início do ano pela Justiça Federal de Eunápolis, acarreta "grave lesão à ordem e à economia pública".

Ele sustentou que a suspensão total das atividades "atinge o planejamento estratégico do país em relação à nossa matriz energética, o que certamente coloca em risco a própria segurança nacional."

Fonte – O Estado de São Paulo online
Nota da REBIA: O IBAMA Já licenciou as áreas de exploração que foram objeto dessa disputa judicial.
Comento, com outra citação, essa de George Bernard Shaw (escritor irlandês, 1856-1950):
"Os seres humanos nascem ignorantes, mas são necessários anos de escolaridade para torná-los estúpidos”.
D. K.
D. K.
Moderador
Moderador

Mensagens : 571
Data de inscrição : 24/10/2010
Idade : 70
Localização : Espírito Santo

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos